O que é?
Os ácidos gordos ómega-3 pertencem a um grupo essencial de ácidos gordos, os poliinsaturados, que são encontrados principalmente em peixes gordos, tais como o salmão, arenque e cavala. Os 2 mais importantes ácidos gordos ómega-3 são o ácido ecosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
No final de 1970, dois médicos dinamarqueses, Bang e Dyerberg, demonstraram por que é que os esquimós da Gronelândia, com o seu vasto consumo de peixe e mamíferos marinhos, têm geralmente mais saúde do que a população dinamarquesa. Se não tem o hábito de comer peixe, é uma mais-valia tomar um suplemento com ómega-3 para assegurar uma ingestão suficiente destes compostos benéficos. O ideal é obter um bom equilíbrio de ómega-3 e ómega-6 (um grupo de ácidos gordos presente nas plantas) na alimentação. Os especialistas acreditam que a ingestão ideal de ómega-3 e ómega-6 será numa relação 1:4.
* Bang HO, et al. Acta Med Scand 1976;200:69-73.
Dyerberg J, et al. Lancet 1978 Jul 15;2(8081):117-9
Porquê?
O óleo de peixe tem ser convertido em ácidos gordos livres antes de poder ser absorvido. Esta conversão resulta na perda de alguns ácidos gordos. Quando se toma óleo de peixe com ácidos gordos em forma livre, absorção é 50% superior. Desta forma, consegue-se obter o mesmo efeito ingerindo menos cápsulas.
Bom para...
Os ácidos gordos EPA e DHA têm vários benefícios. Por exemplo, a ingestão de 200 mg de DHA por dia contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e dos olhos dos bebés. Nos adultos, 250 mg de DHA por dia contribuem para manter o cérebro e a visão saudáveis. E, ainda, 250 mg de DHA e EPA por dia contribuem para manter um coração saudável.
Os ácidos gordos em forma livre, presentes em BioActivo Cardio
A maior parte dos suplementos de óleo de peixe contêm ómega-3 sob a forma de triglicéridos que devem ser “desdobrados” em ácidos gordos livres pela enzima digestiva, lipase, para que o corpo os absorva. Os ácidos gordos ómega-3 presentes em BioActivo Cardio já se encontram na forma de ácidos gordos livres, prontos a serem absorvidos e sem necessidade desse processo digestivo. É vantajoso para pessoas com capacidade reduzida em absorver gorduras e também uma forma de se obter mais óleo de peixe com menos cápsulas.
BioActivo Cardio é um bom suplemento para aqueles que, por alguma razão, não comem peixe nas quantidades recomendadas pelas autoridades de saúde ou para aqueles que precisam de óleo de peixe purificado e de fácil absorção.
Com ácido fólico e vitamina B12
Aos óleos de peixe ómega-3, foram adicionados ácido fólico e vitamina B12 , que contribuem para o metabolismo normal da homocisteína. A vitamina B12 também contribui para uma função psicológica normal e para a redução do cansaço e da fadiga. Enquanto que o ácido fólico participa no processo de divisão celular e contribui para o crescimento do tecido materno durante a gravidez.
*CRN (Council for Responsible Nutrition) é uma organização americana muito conceituada, dedicada aos fabricantes de suplementos alimentares nos Estados Unidos.
BioActivo Cardio – principais destaques
- BioActivo Cardio contém 500 mg de óleo de peixe concentrado em cada cápsula, com 70% de ómega-3 (38% EPA, 22% DHA e 10% de outros ácidos gordos ómega-3)
- BioActivo Cardio é embalado num ambiente isento de oxigénio para que óleo fique protegido contra a oxidação (ranço)
Alegações oficiais
A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) avaliou a evidência associada ao conteúdo de ácidos gordos essenciais ómega-3, ácido fólico e vitamina B12 presentes no suplemento e reconheceu as seguintes alegações:
- EPA * e DHA * contribuem para a função cardíaca normal * Mín. 250 mg de EPA / DHA por dia
- DHA * ajuda a manter a visão normal * Mín. 250 mg de DHA por dia
- DHA * contribui para a manutenção da função cerebral normal * Mín. 250 mg de DHA por dia
- A ingestão de ácido docosahexaenóico (DHA) contribui para o desenvolvimento normal da visão em crianças de até 12 meses de idade * (art. 14) * O efeito benéfico é obtido com uma ingestão diária de 100 mg de DHA
- A ingestão materna contribui para o desenvolvimento normal do cérebro do feto e dos bebês amamentados ** (Art. 14) ** Informações para mulheres grávidas e lactantes: O efeito benéfico é obtido com uma ingestão diária de 200 mg de DHA, além da ingestão diária recomendada de ácidos graxos ômega-3 para adultos, ou seja: 250 mg de DHA e ácido eicosapentaenóico (EPA) . A alegação pode ser usada apenas para alimentos que fornecem uma ingestão diária de pelo menos 200 mg de DHA
- A ingestão materna de ácido docosahexaenóico (DHA) contribui para o desenvolvimento normal do cérebro no feto e os bebês são amamentados *** (Art. 14) *** Informações para mulheres grávidas e lactantes: O efeito benéfico é obtido com uma ingestão diária de 200 mg de DHA, além da ingestão diária recomendada de ácidos graxos ômega-3 para adultos, ou seja: 250 mg de DHA e ácido eicosapentaenóico (EPA ) A alegação pode ser usada apenas para alimentos que fornecem uma ingestão diária de pelo menos 200 mg de DHA
- O ácido fólico contribui para o crescimento normal do tecido materno durante a gravidez
- O ácido fólico contribui para a síntese normal de aminoácidos
- O ácido fólico contribui para a formação normal de sangue
- Ácido fólico, vitamina B12 contribui para o metabolismo normal da homocisteína
- O ácido fólico contribui para a função psicológica normal
- O ácido fólico e a vitamina B12 contribuem para o funcionamento normal do sistema imunológico
- Ácido fólico e vitamina B12 contribuem para a redução do cansaço e fadiga
- O ácido fólico e a vitamina B12 têm um papel no processo de divisão celular
- A vitamina B12 contribui para o metabolismo normal de produção de energia
- A vitamina B 12 contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso
- A vitamina B12 contribui para a função psicológica normal
- A vitamina B12 contribui para a formação normal de glóbulos vermelhos
Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.