Publicado em

Probióticos: o que são e porque devemos suplementar.

Ao longo dos anos foi sendo demonstrada a eficácia dos probióticos na saúde do intestino e não só, na saúde em geral.

Os probióticos são microrganismos vivos não patogénicos que visam manter e/ou restabelecer o equilíbrio microbiano principalmente do trato gastrointestinal1. No intestino acontece a maioria da absorção de nutrientes e os processos de excreção da digestão, estando este povoado de bactérias benéficas que não apenas auxiliam à digestão do alimentos mas também protegem o intestino de agentes patogénicos que provocam doença.

A Flora microbiana

Quando esta flora microbiana é alterada, seja pela toma de medicamentos (antibióticos que atacam não só as bactérias que estão a provocar a doença em causa, mas também matam as bactérias que povoam o nosso intestino e que são benéficas para nós) seja por doença, infeção por rotavírus que provoca diarreias2, síndrome do cólon irritável, doença de Crohn, colite, etc1

Estes microrganismos estabilizam a flora intestinal auxiliando os processos digestivos, diminuindo o inchaço abdominal e a formação de gases, traduzindo-se também um trânsito intestinal mais regulado.

Diferentes Formulações

As formulações dos suplementos alimentares variam em composição e em quantidade de unidades de bactérias devendo ser adequadas por um profissional às necessidades que queremos corrigir.

De qualquer forma o beneficio da toma destes suplementos não se extingue no trato gastrointestinal, no entanto é nele que residem mais problemas passiveis de ser corrigidos com probióticos.

Também se provou que a suplementação com probióticos acrescentava benefício no tratamento de candidíases vulvovaginais3, sendo que a vagina também é revestida por bactérias que protegem o sistema reprodutor feminino da ação de agentes patogénicos. A toma de antibióticos, o stress, as variações hormonais, o uso de produtos de higiene abrasivos, etc., tendem a alterar a flora vaginal levando ao aparecimento das candidíases oportunistas que tanto desconforto causam às senhoras, na sua grande maioria, não estando os homens livres de também as manifestarem.

A toma de probióticos, seja para tratamento imediato de doença intestinal ou para manter o equilíbrio do intestino e auxiliar os processos digestivos, só acrescenta benefício e saúde.

  • 1, Madsen, K. The use of probiotics in gastrointestinal disease. Disponivel em: pubmed.gov, National Library of Medicine. 2001. Expressão disponível em:. 2022 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11773948/ . Acesso em: 24 set
  • 2. Sarowska, J et al. The therapeutic effect of probiotic bacteria on gastrointestinal diseases. Disponível em: pubmed.gov, National Library of Medicine. 2013. Expressão disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24285463/. Acesso em: 24 set. 2022
  • 3. Malgorzata, M. et al. The role of diet and probiotics in prevention and treatment of bacterial vaginosis and vulvovaginal candidiasis in adolescent girls and non-pregnant women. Disponivel em: pubmed.gov, National Library of Medicine. 2020. Expressão disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32779162/ . Acesso em: 24 set. 2022

DraAngelaAraujo

Dra. Ângela Araújo Técnica de farmácia