Publicado em

VITAMINA D3 VS EXCESSO DE PESO

Poderá o excesso de peso comprometer a absorção da vitamina D3 pelo organismo?

Segundo um estudo, publicado no JAMA Network Open, envolvendo um universo de mais de 25.000 participantes, ficou demonstrado que os benefícios da suplementação com vitamina D dependem do Índice de Massa Corporal. Vamos então entender porque deverão ser administradas doses superiores desta vitamina a pessoas com excesso de peso.

Está mais que comprovada a importância da vitamina D3 na manutenção de ossos, músculos e dentes saudáveis, bem como de todo o sistema imunitário. É portanto compreensível que muitas pessoas recorram à suplementação desta vitamina ao longo do ano e principalmente agora no inverno. Todavia, as pessoas com excesso de peso parecem não beneficiar tanto da suplementação, quanto as pessoas com peso normal. Foi esta uma das conclusões de um novo estudo americano1.

Este estudo recorreu a 25.871 americanos, homens e mulheres, de meia-idade e mais velhos, sendo administrado placebo vs vitamina D3.

Através da recolha de amostras de sangue foi possível realizar o doseamento sérico da vitamina D3, bem como dos seus biomarcadores, sendo que estes fornecem os dados acerca da forma como este nutriente é metabolizado no organismo humano.

Excesso de peso = doses mais elevadas

Ao comparar o grupo de pessoas com peso normal (IMC inferior a 25) com o grupo que tinha excesso de peso, observaram uma grande diferença. As pessoas com excesso de peso não tiveram os mesmos benefícios para a saúde que as pessoas com peso normal, mesmo tomando uma dose igual de vitamina D.

Com base neste estudo e em investigações anteriores, os cientistas admitem que as pessoas com excesso de peso precisam de uma dose mais elevada de vitamina D para que o nutriente seja benéfico. Revelaram ainda que estas observações podem ajudar a explicar por que razão alguns estudos não conseguiram demonstrar eficácia.

Fonte:
1 Association of Body Weight With Response to Vitamin D Supplementation and Metabolism JAMA Netw Open. 2023;6(1):e2250681. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.50681 

SUGESTÃO:

Vitamina D3

A vitamina D3 é um tipo de vitamina D encontrada em alimentos como ovos, leite e peixes, além de ser produzido na pele através da exposição aos raios ultravioletas do sol, sendo responsável por equilibrar os níveis de cálcio e fósforo no sangue, mantendo a saúde dos ossos e dentes.

Além disso, a vitamina D3, ou colecalciferol, também possui efeito imunomodulador e neuromuscular, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a força e o equilíbrio.

No entanto, em situações como baixa ingestão de alimentos fonte de vitamina D, pouca exposição à luz do sol ou problemas de saúde como osteoporose e doença de Crohn, o uso deste suplemento pode ser indicado por um médico ou nutricionista.

Dra. Ângela Araújo
Técnica de Farmácia